sexta-feira, 1 de abril de 2011

Síntese reflexiva sobre AS TRÊS ECOLOGIAS e o documentário A HISTÓRIA DAS COISAS!!!

Começo minha reflexão a partir da frase de uma música: “... assim caminha a humanidade...”, ilustrada muito bem no documentário a “História das coisas” e no texto de Guatarri, “As três ecologias”. O segundo mostrando a sua indignação diante de um mundo que vem se deteriorando lentamente, através dos desequilíbrios ecológicos, onde acidentes químicos e nucleares têm sido comum, basta trazer para nossa realidade atual, digo atualíssima, pois estamos acompanhando a destruição no Japão causado por um terremoto seguido de um tsunami, que deixou milhares de mortos e desaparecidos e uma ameaça constante de um acidente nuclear, uma ironia do destino? Uma resposta da natureza! A quem dizia ser um país preparado para enfrentar esse tipo de desastre ambiental.
Ao mesmo tempo em que vemos tantas tecnologias, inovações e um mundo de descobertas na área da saúde, como a cura de certas doenças, pessoas ainda morrem de tuberculose, de fome; morrem por causas que poderiam ser facilmente controladas sem grande descobertas. Guattari diz que se esses fenômenos não forem tratados, a vida do homem no planeta esta ameaçada. O autor também fala da vida social do ser humano que tem se deteriorado, que as redes de parentesco são reduzidas a cada dia, pois ninguém tem mais tempo para nada, agendas lotadas, compromissos infindáveis, e mais uma vez a tecnologia atravessando as relações, não se tem “tempo” de encontrar as pessoas, tudo bem! Tem o celular, o MSN, Orkut; a convivência das famílias já não é mais a mesma, por mais que estejam todos em casa, ninguém mais senta para conversar, saber da vida do outro, até mesmo dentro de casa somos “controlados” pelo mundo do consumo e pela mídia, que nos prende diante da televisão ou do computador. Guattari fala da articulação ético-político sobre as três ecologias entre as três ecologias, o meio ambiente, as relações sociais e a subjetividade humana, sendo a relação, o que ele chama de ecosofia.
No documentário, a “História das coisas” vimos o consumismo desenfreado da sociedade, que pensando somente no seu bem estar, na praticidade, no comodismo, e esquecendo do mais importante, o meio ambiente, o mundo em que vivemos, que pede socorro, pois nossas matas estão sendo destruídas diariamente, poluição e consumo exagerado da água, me pergunto o que será do nosso planeta?
Criamos uma sociedade de consumistas, onde o “consumir” parece ser o verbo mais conjugado entre as pessoas, que iludidas e também “compradas” por uma grande massa chama mídia, vive num mundo em que o lema é ter e ter mais, uma busca incessante pela satisfação do desejo. Pensar em modos de vida diferente parece um desafio, mas tenhamos que fazer o quanto antes, se ainda quisermos viver num planeta, que apesar de castigado, ainda nos oferece água e ar para viver.
“Será vergonhoso para a humanidade se algum dia descobrirmos um outro planeta habitado por seres vivos”.
Ai sim!
Descobriremos a maneira correta de cuidar do nosso “lar” no universo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário