segunda-feira, 18 de abril de 2011

Como criar uma relação de ajuda?

Achei muito interessantes uma das questões (e não respostas!) que Carl Rogers levanta , em seu livro, Tornar-se Pessoa, acerca de como o terapeuta pode criar uma relação de ajuda:

"(...) poderei ser suficientemente forte como pessoa para ser independente do outro? Serei capaz de respeitar corajosamente meus próprios sentimentos, minhas próprias necessidades, assim como as da outra pessoa? Poderei possuir e, se for necessário, exprimir os meus próprios sentimentos como alguma coisa que propriamente me pertence e que é independente dos sentimentos do outro? Serei bastante forte na minha independência para não ficar deprimido com sua depressão, assutado com seu medo ou envolvido por sua dependência?
O meu interior será suficientemente forte para sentir que eu não sou nem destruído por sua cólera, nem absorvido por sua necessidade de dependência, nem escravizado por seu amor, mas que existo independentemente dele com sentimentos e com direitos que me são próprios?


Quando puder sentir livremente esta força de ser uma pessoa independente, então descobrirei  que posso me dedicar completamente à compreensão e à aceitação do outro porque não tenho o receio de perder a mim mesmo."


Nenhum comentário:

Postar um comentário