sábado, 26 de março de 2011

Sony e Sony Ericsson lideram guia

8a. edição do Guia traz critérios de reciclagem e tóxicos mais rígidos.

Inclusão do quesito que avalia impacto no clima faz pontuação cair.Das 18 empresas de eletrônicos avaliadas na oitava edição do Guia de Eletrônicos Verdes, do Greenpeace, apenas a Sony e a Sony Ericsson conseguiram marcar mais de cinco pontos, nos 10 possíveis, e por isso lideram o ranking. Isso é resultado do maior rigor adotado nos critérios de avaliação do Guia em relação à reciclagem, uso de substâncias tóxicas e impacto da produção das empresas no clima. Na outra ponta da lista, Microsoft e Nintendo continuam decepcionando seus consumidores. A primeira é a penúltima colocada, com baixa pontuação no critério de impacto no clima. Já a Nintendo continua na lanterna, apesar de ter melhorado sua política em relação ao uso de substâncias tóxicas em seus produtos.
"As empresas do setor de eletrônicos prestam atenção à performanceambiental em determinados pontos, mas ignoram outros, tãoimportantes quanto. A Philips, por exemplo, pontua bem nos critérios deenergia e substâncias tóxicas, mas não faz ponto algum no critério delixo eletrônico, já que não tem uma política global de reciclagem",afirma Iza Kruszewska, da campanha de Tóxicos do GreenpeaceInternacional.
"O Greenpeace espera, com esse guia, mostrar quais empresas são sériascandidatas a se tornar exemplos na produção sustentável. Queremos queelas eliminem todas as substâncias tóxicas de seus produtos, aumentem areciclagem de lixo eletrônico, usem material reciclado nos novosprodutos e reduzam o seu impacto no clima", diz Iza Kruszewska. As empresas que se saírem melhor no critério de eficiência energética foram a Sony Ericsson e a Apple. A Sony Ericsson também se destaca por ter praticamente eliminado o uso de substâncias tóxicas em seus produtos.
A Nokia lidera no quesito de uso de energia renovável nafabricação de seus produtos - atualmente usa 25% de suas necessidadesde eletricidade de fontes renováveis, e pretende aumentar esse totalpara 50% em 2010. A Philips usou 10% de energia renovável em 2007 epretende aumentar para 25% dem 2012.

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