"O arquétipo do Nômade é exemplificado pelas histórias de cavaleiros, de cowboys e de exploradores, que partem sozinhos para conhecer o mundo.
Durante as suas viagens, encontram um tesouro, que representa simbolicamente o dom do seu verdadeiro ser. Iniciar conscientemente a própria jornada, e enfrentar o desconhecido, marca o começo de um novo nível de existência. O Nômade faz uma declaração radical: a vida não é fundamentalmente sofrimento; a vida é uma aventura.
Seja a jornada dos Nômades apenas interior ou também exterior, eles dão um salto de fé, descartando as velhas regras sociais, às quais obedeceram com o fito de agradar e garantir sua segurança, e procuram descobrir quem são e o que querem.
Muitas vezes tomamos conhecimento dos Nômades que externalizaram suas jornadas e viajam literalmente ou experimentam novos comportamentos, mas existem também os heróis cuja conduta exterior parece bastante convencional, embora suas explorações do mundo interior e sua independência mental na exploração de seu relacionamentos no universo sejam profundas."
PEARSON, Carol S. - O Herói Interior - Seis Arquétipos que Orientam a Nossa Vida
Nenhum comentário:
Postar um comentário