O Existencialismo é um Humanismo
* "(...) o primeiro esforço do existencialismo é o de pôr todo o homem no domínio do que ele é e de lhe atribuir a total responsabilidade da sua existência";
* A angústia (defendida pelo existencialismo) é a condição da ação. É preciso encarar a pluralidade de possibilidades, e ao escolher uma, "dão-se conta de que ela só tem valor por ter sido escolhida" - angústia -> ação;
* "(...) não há determinismo, o homem é livre, o homem é liberdade. (...) Deus não existe. (...) Assim, não temos nem atrás de nós, nem diante de nós, no domínio luminoso dos valores, justificações ou desculpas. Estamos sós e sem desculpas. É o que traduzirei dizendo que o homem está condenado a ser livre. Condenado porque não se criou a si próprio; e, no entando, livre porque, uma vez lançado no mundo, é responsável por tudo que fizer."
* "Você é livre, escolha, quero dizer, invente."
* "(...) seja qual for o homem, tem um futuro virgem que o espera (...), em tal caso, o homem está desamparado." (...) "O desamparo implica sermos nós a escolher o nosso ser. O desamparo é paralelo da angústia";
* A expressão 'desespero': "quer ela dizer que nós nos limitamos a contar com o que depende da nossa vontade, ou com o conjunto das probabilidades que tornam a nossa ação possível"
* "Agir sem esperança" (...) "para atuar dispensa-se a esperança" "Só há realidade na ação" (...) "O homem não é senão o seu projeto, só existe na medida em que se realiza, não é, portanto, nada mais do que o conjunto dos seus atos, nada mais do que a sua vida."
* "Posso sempre escolher, mas devo saber que, se eu não escolher, escolho ainda."
* "O homem faz-se; não está realizado logo de início, faz-se escolhendo a sua moral, e a pressão das circunstâncias é tal que não pode deixar de escolher uma. Não definimos o homem senão em relação a um compromisso."
* "E, ao queremos a liberdade, descobrimos que ela depende inteiramente da liberdade dos outros, e que a liberdade dos outros depende da nossa."
* " (...) o probelam não está aí, no da sua existência [de Deus]: é necessário que o homem se reencontre a si próprio e se persuada de que nada pode salvá-lo de si mesmo (...). Neste sentido, o existencialismo é um otimismo, uma doutrina de ação (...)"
Fonte: SARTRE, J.: O Existencialismo é um Humanismo
Nenhum comentário:
Postar um comentário